quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Vamos à escola com a Ivy Club!!


Olá pessoal! O post desta semana é um post de utilidade pública. Fico fascinada com os blogs e sites que prestam ajuda aos fãs e principalmente desenhistas do estilo mangá. Tutoriais de todo tipo, ensinando a pintar, reticular, desenhar e até a montar sua própria revistinha. Meus caros, vocês tem a minha admiração. Como eu não tenho tempo, paciência, capacidade e nem saúde para fazer como eles, vou apenas apresentar uma marca de roupa que já me quebrou muitos galhos na hora de desenhar uniformes escolares: Ivy Club!

Desde que eu comecei a desenhar no estilo mangá, sempre fui louca pelos uniformes escolares japoneses. Quem lê shoujo mangá já deve ter visto pelo menos mais de dois ou três tipos de uniformes diferentes. Eles são graciosos e parecem combinar com o romance! XD Mesmo vivendo no Brasil, escrevendo histórias que se passam no Rio de Janeiro, não me importo em colocar todo mundo para usar gravatinha e sainhas xadrez. E daí que aqui não se usa isso? Eu gosto demais dos meus personagens para submetê-los aos uniformes xexelentos da Prefeitura do Rio! A história é minha, coloco geral pra usar o que eu quiser! XD E quem não concordar, pode deixar sua reclamação na caixinha “reclamações” ou nos comentários. Mas se você é como eu e quer liberdade para fazer como quiser, deseja desenhar seus personagens nos mais fofos e adoráveis uniformes, a Ivy Club chegou pra salvar sua vida.


Ivy Club é uma marca de roupas coreana, especializada em uniformes. A empresa fornece o vestuário de vários doramas coreanos e pode ser a resposta para aquele bloqueio criativo na hora de vestir a sua heroína.  As linhas são muito variadas, em várias cores e tem para meninas e meninos. Se você der aquela busca básica no profeta Google, vai descobrir muitas imagens de grandes estrelas do cenário k-pop em propagandas da marca. Wonder Girls e Super Junior são alguns deles. O site da empresa é http://www.ivyclub.com/, mas está todo em coreano. Se você não domina o idioma, assim como eu, veja só as fotos e as simpaticíssimas animações em flash. 


Não preciso dizer que copiar descaradamente o corte de um dos uniformes pode ser complicado e até considerado plágio. É apenas para usar como base. Olhar e fazer o seu. Só de trocar uma saia xadrez por outra lisa, já vai evitar problemas. Eu me confundo muito com o que é considerado plágio e o que não é. Desenhar é usar referências, seja cenário, roupa ou pose. O problema é de onde isso vem. Uma pose tirada de um mangá é plágio sim, mas de uma foto que não seja um ensaio de moda, por exemplo, mas de uma pessoa na rua, não. Se você tira a foto não é plágio, assim como usar um cartão postal ou foto de lugar muito manjado, como o Cristo Redentor. Eu precisei de uma referência de um cenário e mandei uma mensagem para o fotógrafo pedindo autorização para usar sua foto em um desenho. Ele permitiu e pude fazer meu mangá. Caso você tenha acesso a livros de referências (muito comuns no Japão, ou você acha que os mangakás tiram ruas, casa, prédios e objetos da cabeça?), pode usar sem medo, eles servem pra isso mesmo. O mais recomendável é ter muitas fotos que você mesmo tirou. No caso de roupas, usar catálogos de lojas é tranquilo, mas usar roupas de marcas pode dar problema. O ideal é usar um pouco da sua criatividade e acrescentar e tirar coisas das referências e acabar criando algo seu. Eu costumo fazer isso, porque é muito difícil criar do nada. Ter referências sempre dará um ar “profissional” ao seu trabalho.
Essas duas são minhas personagens Nicoletta e DeeAnn. Elas estão usando uniformes baseados em alguns da Ivy Club. Mudei a gravatinha e usei coisas de outra linha. É um desenho de teste, no fim nem fiquei com esse uniforme, mas foi divertido desenhá-las assim! 

Ah, eu realmente adoro desenhar esses uniformes... XD



4 comentários:

Rodjimi disse...

Eu fui no site Ivy Club...É a sua cara, Tabby! Imagino como vc deve enlouquecer com os uniformes. Suas meninas estão uma graça, parabéns! Coloque mais da sua arte no blog, a gente agradece!

Tabby Kink disse...

Ahaha! É mesmo, eu fico doida com aqueles uniformes fofíssimos! XD
Vou colocar mais desenhos, mas preciso de tempo para fazê-los primeiro... T__T

Rafi disse...

Muito lindas as meninas de uniforme que vc fez! Visitar esses sites pra vc deve ser que nem entrar em loja de doce, né? Isso mesmo, seja autêntica, a ideia é sua, deixe-a com a sua cara. ; )

Tabby Kink disse...

Obrigada! Eu adoro desenhar uniformes e vou mesmo fazê-los cada vez mais lindos e fofos, mesmo se o personagem estudar numa escolinha em Mendes! XD