terça-feira, 15 de novembro de 2011

Crítica: Koukou Debut Movie


Olá amiguinhos!

Esta semana consegui assistir ao filme live action baseado no mangá de Kazune Kawahara, Koukou Debut, graças ao toque da Valéria do Shoujo Café. Resolvi falar um pouco sobre o filme, mas não acredito que conseguirei resenhar de forma tão hilária quanto a Lina Inverse, mas não poderia deixar passar a oportunidade de falar sobre esse filme, baseado em um dos meus mangás shoujo favoritos.

Antes de mais nada, precisamos dizer que em sua maioria esses filmes e doramas tem uma linguagem própria. Um jeito de atuar e dirigir que faz dessas mídias únicas. Mesmo quando o filme se propõe a ser sério, como o Tokyo Tower (que eu vi por causa do Jun Matsumoto e que não recomendo a ninguém MESMO), as atuações, as falas pausadas até as vias do desespero, as caretas e a inexpressividade são as mesmas dos filmes/doramas cômicos. Muita afetação, muito exagero, que pra quem não está preparado, pode até assustar. Claro que você não vai ver um Ken Watanabe atuar assim, mas nessas produções acho que é regra. Mas o mais incrível é que mesmo nesse oceano de atores exagerados e careteiros (o que ajuda a esconder as deficiências e a falta de talento de alguns) dá pra achar gente bem esforçada e outros... prefiro nem comentar. Diante disso, nem vale a pena dizer quem atuou bem ou não. Estavam todos no mesmo nível comum aos doramas. E pra quem gosta, como eu, tudo isso faz parte.

 Haruna e Yoh estão entre os melhores casais de shoujo que já vi!

Para situar quem não conhece o mangá, uma sinopse rápida:

“Haruna Nagashima dedicou-se muito ao softball durante o fundamental e decidiu que quando chegasse ao ensino médio, encontraria o amor. Mas Haruna é uma sem-noção, não sabe se vertir e nem se portar como uma ‘menina’, afugentando os homens. Nesse momento entra na história o belo, popular e sério Yoh, que se torna o treinador de Haruna quando o assunto é paquera. Os dois acabam se apaixonando e Haruna só precisou ser ela mesma para conquistar o rapaz mais cobiçado da escola”.

O mangá Koukou Debut é muito divertido, emocionante e tem uma arte agradável e bonita. Não vejo razão para esse material ainda permanecer inédito aqui no Brasil. O mangá é muito rico em situações engraçadas e preferia que tivesse ganhado um dorama, não um filme. A qualidade técnica é a mesma (senão pior) e tudo ficou muito condensado e corrido. A atriz que vive Haruna é simpática e a falta de noção da personagem foi à quinta potência. Algumas cenas de demonstração de força de Haruna (que não é nenhuma Mônica no mangá) ficaram beirando o ridículo e até mal feitas. O rapaz que deu vida ao Yoh ficou perfeito! Mas muitas passagens ótimas do mangá acontecem quando Yoh e Haruna já são um casal e o filme não aborda essa parte. Os outros personagens ficaram legais, embora os amigos de Yoh em nada lembrem os do mangá.

 Yoh e Haruna do filme ficaram bem parecidos, não?

Mesmo corrido, o filme colocou figuras bizarras em cenas que não tinham no material original e para mim em nada acrescentaram. Destaco em especial a cena no quarto de Haruna, atormentada pela sua consciência. Os atores que viveram o lado bom e ruim da personagem devem ser comediantes famosos no Japão (tipo a Valéria e a Janete do Zorra Total, participando de um filme da Xuxa), não há outra explicação para a existência no filme daquela gente tão tosca, bizarra e com piadas que não fizeram sentido algum! Outra coisa que quero destacar é a pobreza da cenografia. Gente, era triste. De cabeça, me lembro de cinco locações que se repetiram várias vezes. Sempre a mesma praça, a mesma sala de aula... mas acho que nada se compara à festa natalina! Qual foi daquelas centenas de figurantes vestidos de Papai Noel, girando, tocando música e sem mais ninguém por perto além dos protagonistas? Não ficou bonito, ficou ridículo!

Meu balanço final foi negativo. Os exageros que funcionaram no filme do mangá Lovely Complex não deram certo com Koukou Debut. A tentativa de fazer algo no estilo é óbvia, mas para mim não funcionou. Talvez por ser muito fã do mangá, fui mais exigente, esperava muito mais. Afinal,  Koukou Debut é exelente, merecia um filme bem melhor.  

   Esse mangá é ótimo! Recomendadíssimo!!

6 comentários:

Rodjimi disse...

Tabby, os bizarros que vc comentou são os personagens dos 2 extremos do pôster ou tem mais? Aqueles ali tem lugar garantido no metrô da Dilmaquinista...

Tabby Kink disse...

Oi Rodjimi! Acredite se quiser, mas os bizarros que citei são ainda piores que os do poster! Aqueles nem no metrô da Dilmaquinista teriam vaga! São muito toscos! O_o
Quando os japoneses querem fazer coisas bizarras eles são imbatíveis...

Mauricio disse...

Tabby, desculpe invadir. Vi o post da Valéria sobre o seu novo trabalho, e queria saber onde você vai publicá-lo.
Obrigado!

Tabby Kink disse...

Oi Mauricio!
Imagina, pode invadir! XD
Pretendo publicar em um site pessoal, ainda em construção. Em 2012 estará no ar com a primeira parte do "Smells Like Mystery!!".

Rafi disse...

Ai, se vc não gostou do filme, eu então!... Não chego nem perto. Faz um tempo que eu perdi a paciência com animes e doramas. Acho que as interpretações super afetadas e o "jeito nipônico" de falar de amor perderam a graça pra mim... : /

Tabby Kink disse...

Puxa, não desista! Tem doramas e filmes que são legais, sim! O filme de Lovely Complex é bem bacaninha, mas Koukou merecia mais...