quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tem coisas que só o shoujo mangá...

Olá amiguinhos!

Recentemente, a grande amiga e fofa em período integral Juliana Loyola (que você deve conhecer devido aos seus desenhos lindos na DA e por aí afora) me recomendou o mangá shoujo Aoharaido (Ao Haru Ride). Demorei um pouco para baixar, devido o corre-corre da vida, mas na semana passada comecei a ler. E já amei! O mangá é muito cativante, tem uma história de amor que vai se escrevendo de forma linda e o desenho da autora Io Sakisaka é muito agradável e bonito. Já estava sentindo saudade de ler um mangá shoujo. Durante a leitura, fui percebendo que tem certas coisas que só mesmo o shoujo mangá pode te oferecer.
 Aoharaido é muito lindo!

Em alguns posts anteriores (inclusive o da crítica à Ação Magazine) eu falei sobre narrativa mangá, que era cinematográfica e coisa e tal. Esse jeito de contar a história pra mim não há comparação e quando você lê mangás shoujo a coisa toda parece ainda mais mágica. Tudo ali está a serviço do sentimento, da leitura que vai além de entreter, te toca de uma maneira especial e única. As autoras parecem especialistas em falar diretamente ao seu coração e de todas as maneiras possíveis e de formas que sempre te surpreendem. Por que uma simples cena de abraço faz o coração da gente acelerar? Que raio de magia é essa que elas parecem dominar tão bem? Deu pra sentir que sou fã de shoujo mangá, né? XD
Hoje em dia eu ando só lendo shoujo mangás. Não por ódio ao shonen, nada disso, mas é uma questão de gosto. Os mangás shonen que me aparecem pela frente não estão falando o que eu quero ouvir. “Mas você precisa conhecer outros materiais, querida! Viver de shoujo escolar não vai te lavar a lugar algum! Leia Bakuman e ...” CALA A BOCA! Eu leio o que eu quiser! E se nesses mangás “da hora” tiverem cenas tocantes como o conselho do Shigure em Fruits Basket ou como o Rei e a Kira construindo um castelo de areia, lerei com prazer! Mas não tem! E o que eu quero é muito sentimento, romance e tramas com personagens lindos e cativantes, dá licença?
"Levei a Tabby-chan às lágimas com meu conselho! Sou foda!"

Já vi algumas pessoas meterem o pau em mangás shoujo e dizerem ser inferior aos shonens. Com poucos cenários e desenhos pobres. Tem gente que não consegue entender porque uma página tem apenas um balão e uma flor despedaçada ou o porquê tantos closes. Olha, sem querer julgar as pessoas escrotas, mas quem diz isso ou é seco de sentimentos ou não leu merda nenhuma da história e na falta do que fazer, vai encher o saco falando besteira. A narrativa do shoujo se difere muito da do shonen e dos outros mangás. Gastar página com um balão e uma flor com certeza tem algum significado, aquele balão dificilmente será uma frase sem importância no contexto. Compreender isso e deixar o preconceito de lado ajuda a curtir um bom mangá shoujo.
Ao contrário do que a maioria pensa, shoujo não é só romance na escola. Existem os mais diversos temas e pra todas as idades. Mas confesso que curto mesmo um mangá escolar! XD Sou muito romântica sabe Bial, eu prefiro mesmo as histórias de amor. A emoção do encontro dos apaixonados, as reviravoltas, as meninas malignas que se voltam contra a heroína, aquele bullying básico, o primeiro beijo... Imagino que deva ser como o primeiro despertar do KI do personagem principal para os fãs de shonen! Pura emoção!! E essa felicidade, esse sonho, recheado de meninas lindas e rapazes maravilhosos, só mesmo o shoujo, gente!
É muita emoção, Glória! Não dá nem pra falar!

Eu que me arrisco nos desenhos mangá, como o pão que o Mister Satã amassou para conseguir organizar minhas ideias em uma narrativa tão única. Não é colocar um quadrado atrás do outro como insinuou o Anônimo, é mais, muito mais! Será que conseguirei fazer meus personagens demostrarem toda a emoção que o momento pede? E será que terei capacidade de construir cenas que toquem meus leitores, que se tornem inesquecíveis em suas memórias como tantas mangakás fizeram comigo? Tem que gambater muito pra chegar lá...

Pra encerrar esse post meloso e cheio de coisa nenhuma (mas muito, muito amor pelo shoujo) vou contar uma historinha pra vocês:
Quando mais nova, eu era uma menina muito romântica (e booooba), vivia sonhando acordada nas aulas, pensando em filme de amor, nos meninos mais velhos (os da mesma idade sempre eram bestas e irritantes) e quando a aula já estava ficando cansativa, eu dava asas à imaginação. Um sonho recorrente era no qual um sujeito super-lindo-gato-nível-tom-hardy entrava pela porta na base da ignorância e na frente de todas as meninas que me ignoravam e me tratavam mal e do professor embasbacado, me levava dali e juntos deixávamos a escola em sua moto, rumo ao clipe Teenage Dream da Katy Perry. Evidente que isso nunca aconteceu. Mas não posso dizer que levarei essa frustração para o túmulo, uma vez que graças ao shoujo mangá, essa fantasia se realizou. No exelente (meu favorito pra toda a vida) mangá Mars de Fuyumi Souryo, o personagem Rei Kashino invade a sala de aula e arrasta sua amada Kira para fora dali. Em seguida vão juntos de moto para a praia. Imagina a minha emoção, espanto e alegria ao ler essa parte? Eu quase pulei do sofá! Como a fuyumi entrou na minha cabeça e desenhou a minha fantasia com tamanha perfeição?  Por mais que eu viva, jamais esquecerei esse momento. A cena é tão linda pra mim, tão tocante, que até quando revejo no dorama de Taiwan, me acabo em lágrimas.

Mars: esse mangá é luz!

Quem disse que felicidade não pode ser comprada (ou baixada)?


  
Eu também amei essa parte!

11 comentários:

Michele disse...

Ai meu deus! Falou tudo sobre Shoujo mangá... também tenho lido só eles ultimamente (são os q me atraem e me emocionam, fazer o q xD)... Furuba é tão cute!! terminei de ler ele só ano passado xD

Hhahahah eu tava pensando em comprar Bakuman pra ler tbm só de tanto ouvir falar... depois desse post daqui a pouco acabo deixando a idéia pra lá... hahahahah


**Preciso ler Mars tbm... alguma editora deveria lançar esse mangá :DD **

Rafi disse...

Puxa, que fofo. Sério. Adorei o post. ^_^

Lembro bem quando vc "migrou" de vez para o Shoujo mangá depois de lançar 3 volumes do Mr. Jinx (e conquistar fãs fieis! XD). Na época fiquei meio chateada, porque era muito apaixonada por Beiron e cia (e ainda sou, né?) e sabia que suas prioridades a partir dali passavam longe de continuar a história.

Mas... com o tempo, percebi que vc sempre foi uma menina do Shoujo e que Hot Witchcraft, apesar de toda a loucura, tinha sim muita coisa romântica e sutil que a maioria dos Shounens despreza.
Eu li MARS e acho que foi uma das melhores leituras que tive até hj. Havia muito sentimento ali, muita verdade. É preciso ser muito ignorante pra dizer que Shoujo é inferior ao Shounen (ou a qualquer outro estilo de quadrinhos). Eu mesma, no começo, tinha uma certa resistência porque achava que só histórias "melosas" cabiam no estilo. Hoje sei o quanto estava enganada. Há tramas de todo o tipo, para garotas e mulheres. Como representante do gênero feminino e desenhista, como ignorar a existência do Shoujo mangá? Um estilo desenvolvido para mulheres e produzido por mulheres? Quantas garotas a gente conhece que desenha o Homem-Aranha ou o Batman?

E gente, vamos combinar... quem aqui não quer ser feliz? Desde quando falar de amor é sinal de fraqueza ou burrice? Hipocrisia (e preconceito) é um saco.

Camilla, vulgo Solfi disse...

Não tenho lido mangá há muuuito tempo, shoujo ou otherwise -- mas concordo que tem sensações que só o shoujo traz, e que a gente carrega consigo pra vida inteira... No meu caso é KareKano, que sempre que releio, me faz virar uma burra velha bobona se comportando como se tivesse dez anos a menos (no mau sentido). :P Primeiro e único mangá que me fez chorar de verdade lendo.

Tabby Kink disse...

Oi Michele! Também acho que já passou da hora de Mars ser publicado no Brasil! Com o pouco tempo que tenho ultimamente, não dá nem pra pensar em ler outra coisa! É só shoujo! XD

Oi Rafi! Falou TUDO! Shoujo é diferente, só isso. Nem melhor, nem pior. Falar de amor é só uma das muitas coisas que o shoujo oferece.
Pois é, HW não está nos meus planos no momento, mas sinto saudade, não vou mentir. Quem sabe, quando tudo entrar nos seus eixos eu consiga retoma-la?

Oi Camilla!
Eu tenho lido pouco, mas quero tentar voltar a ler mais. Ajudaria não perder as edições que saem na banca... XD KareKano eu vi mesmo o anime e amei! *__* Principalmente a história daquela baixinha com o roqueiro loiro! Muito lindo!

juloyola disse...

adorei! Shoujo manga é legal! Depende de história me cativa. Gostei muito de Aoharaido, o traço é fofoo e limpo que já vi!
Arghh!! Mars me matou a chuva de lágrimas. Bonita história,mas isso me deixou horrorizada. hehehe
Bakuman é legalzinho, mas muita fala e regras.... ><;; Repetido sucesso como Death Note. :)

Espero que algum Shoujo vai lançar aqui. :)
Obrigada,viu!! :)

Tabby Kink disse...

Oi querida Ju! Obrigada pela dica, adorei o mangá! Sim, o desenho é limpo, muito bonito.
Mars é mesmo bem dramático, mas eu adoro e me emociono a cada página!
Tomara que novos shoujo mangás cheguem por aqui em 2012... quem sabe Mars (acho difícil)?

Valéria Fernandes disse...

Adorei. ^___^

Mauricio disse...

Bom, nem posso falar nada. Atualmente leio mais shoujo e josei do que qualquer outra coisa.
Cansei um pouco dessa coisa de ki, cosmo, jutsu e afins. Não que shoujos não possam usar esses elementos, mas vocês me entenderam, né? A questão de onde está o foco da história.

Tabby Kink disse...

Concordo, Maurício! Tem hora que o cosmo, o ki e o cassete cansam! Eu não leio shonen faz tempo, mas não me importaria de ler algum que fosse interessante. Pensei em começar a ler Ao no Exorcist, mas bateu uma preguiiiiiçaaaaaaa.......

Anônimo disse...

*.*
falou tudo!!!

Eu também adoro Shoujo S2 e também fico sonhando acordada com os personagens principais =)

Aqui vai algumas recomendações para quem quiser...

Karen First Love
Kimi ni Todoke
Itazura na Kiss
Kaichou wa Maid-sama (o Usui é perfeito)- teve uma parte no anime que me tocou muito, é linda... o.O
Zettai Kareshi (lindo demais!!!)
L-DK (Shuusei também é perfeito!)

Façam bom proveito! nem todos estão acabados...

Pri~ disse...

Oi,
Eu tenho procurado este "Mars" em português... e não achei até agora...
Você comprou ou baixou? Se baixou me passa o link?
Valeu