terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Eu não sei fazer, mas isso não me impede!

Olá amiguinhos!
Como vocês já leram num post anterior, eu morro numa grana todos os meses para satisfazer meu apetite por shoujo (e brindes fofos, claro). Assino a Ribon e a cada revista que chega pelo Sr. Correio, mais feliz eu fico. Ainda mais agora, que parece que a Yoko Maki vai voltar (todos comemora). Mas é claro que a revista não vive só de Nanas Harutas e Natsumi Oouchis, algumas desenhistas estão em um nível abaixo.  Mas mesmo assim, existe uma artista que mesmo não sabendo fazer cenas de ação, tiros e sujeitos fortes e mal encarados, não se faz de rogada e coloca tudo isso na história, mesmo com pouca habilidade. Kasumi Yuuko é seu nome, o nome da inspiração.
O nome da história é extenso: Marimo no Hana - Saikyou Butouha Shougakusei Densetsu. A história, segundo o Baka-updates, fala de Marimo, que se torna uma lutadora para acabar com os delinquentes. Esse mangá sai na Ribon, é shoujo e praticamente todo episódio tem luta e pancadaria. No último capítulo que tenho aqui em casa, até uma vidraça foi estilhaçada pela nova vilã na base da metralhadora. Isso deixa claro que não só de pão vive o homem e nem só de romance vive o shoujo mangá. É claro que a protagonista tem o seu interesse romântico, mas até aí, o Rambo também tinha. Beijos e flores ficam em segundo plano nesse mangá, pois o que come solto mesmo é a porrada. Bem feita ou não.
O interessante aqui é que a desenhista nitidamente não sabe desenhar muito bem as cenas de luta. Evidente que não estamos cobrando que ela seja um Akira Toriyama ou um Oh Great, afinal, é tudo dentro de uma estática shoujo, em primeiro lugar (o que não impede que uma desenhista de shoujo humilhe em cenas de ação, como a Yoko Matsushita, do mangá Yami no Matsuei).  Mas embora alguns desenhos de Kasumi Yuuko fiquem estranhos, não podemos dizer que ela desenha mal. A anatomia e principalmente a quadrinização são bem feitas, como se espera de um desenhista profissional. Mas chama a atenção certas cenas e personagens que acabam causando um certo riso contido. O que mais me impressiona em tudo isso é a cara de pau, quer dizer, a determinação da desenhista em prosseguir desenhando essas cenas tão complicadas. Requer uma boa dose de auto-confiança...
 Marimo desce o pau!

Talvez essa seja a razão da minha admiração à Kasumi Yuuko. Mesmo não fazendo algo lá muito bom, ela segue firme e tenho certeza que achou seu público, pois esse mangá parece vender bem. Já me arrisquei desenhando cenas de lutas de artes marciais e me saí muito mal. Não são nada fáceis. A pior parte é idealizar a luta em si. Tento ver filmes, ver animês, mas a minha criatividade é limitada nesse aspecto, só vou até o primeiro chute! Por isso me identifiquei muito com Yuukinha (é muita intimidade com as artistas de shoujo mangá), pois assim como ela, não faço essas cenas direito. E assim como ela, vou continuar tentando! XD 
 Alguns personagens são bem toscos...

O meu objetivo é melhorar a cada novo trabalho, mesmo que os desafios pareçam enormes. Até os mangakás que tanto admiramos, não são bons em tudo, tem falhas e dificuldades como todos nós. Por isso quem estiver lendo, gosta de desenhar e as vezes pensa em desistir porque é muito difícil e você não se acha bom o bastante, lembre-se da Kasumi Yuuko! Ela pode não ser a melhor desenhista de cenas de luta, mas a história que ela defende na Ribon é das mais divertidas! 

 Tentar eu tentei, né....

O importante é continuar se esforçando ao máximo!

7 comentários:

Tati Lima disse...

caracaaaaaaaa!!!tô rachando de rir com esse blog...o mais divertido q encontrei nos últimos tempos...sem contar com o apoio ilustrativo do espetaculoso e lindééééééérrimo do Tom Hardy...TO VICIADAAAAA NESSE HOMI LINDO DE MEU DEUS!!!

Tabby Kink disse...

Oi Tati! Obrigada, a gente aqui se esforça pra escrever coisas divertidas e sem noção! XD
Todas e todos os admiradores e fãs de Tom Hardy são mais do que bem vindos aqui! Nosso mascote oficial agradece o apoio e lembra que o post sobre o filme O Minotauro é imperdível! XD
E sim, ele é um HOMI LINDO DE MEU DEUS! PURO FOGO NA CHARNECA...

Rafi disse...

Adorei o post, como sempre, aliás... XD Vc não apenas divertiu, mas inspirou um monte de gente (eu inclusive) com suas palavras. Essa desenhista é um exemplo de vontade e comprometimento com o próprio trabalho. Muitas vezes deixamos de evoluir porque não temos coragem de arriscar, de sair de nossa "zona de conforto". Esse medo ridículo de errar é o que separa amadores dos verdadeiros profissionais de qualquer área. Temos muito o que aprender com essa japonezinha danada. =D

Mauricio disse...

"...é tudo dentro de uma estática shoujo..."
Tabby, não seria "estética"???

Tabby Kink disse...

Uahaha! Taí a gente confiar na correção do Word! É estética sim, foi mal! :P

Julia quiqauaiu disse...

Caramba me indentifiquei pra caramba com seu blog,sou desenhista de manga e amo shoujo!Tbm nao sou boa com cenas de luuta ahuahauha, por onde vc assina a ribbon eu queria muito comprar a revista D:

Tabby Kink disse...

Oi Julia! Que bom que gostou do blog! Shoujo é tudo de bom! Fico feliz que mais pessoas abracem o estilo!
Eu encomendo as minhas Ribons com a Livraria Fonomag. Eles tem site: http://www.fonomag.com.br/ e vc pode tratar tudo com eles por telefone ou e-mail. São muito educados e honestos. Manda um mail e pede um orçamento. Demora pra chegar, mas vale a pena!