sábado, 8 de dezembro de 2012

Tenho um roteiro, e agora?



Oi pessoal!

Desde comecei a desenhar, sempre escrevi meus roteiros. Bons ou ruins eram meus. Só fui desenhar uma historia que não era minha profissionalmente. Nesse momento estou desenhando um roteiro meu para uma webcomic em estilo shoujo mangá (cê jura?) e obviamente é muito mais fácil trabalhar sozinha nesse sentido. Eu tomo as decisões, aumento ou corto diálogos, faço as coisas do meu jeito. Mas nem todo mundo tem aptidão, paciência ou até vontade de desenhar, mas muita gente tem vontade de escrever e ver suas histórias ganharem vida. Mas como fazer um mangá sem um desenhista? Ser um roteirista não é nada fácil, ainda mais quando não se tem um amigo desenhista para ajudar. Abordar um desenhista com um roteiro não é das coisas mais simples, pois em sua maioria são projetos independentes e nenhuma das partes ganhará dinheiro. Já recebi muitas propostas destas ao longo da minha carreira (nossa, eu tenho uma carreira?) e algumas delas não foram pra frente por minha culpa, outras não. Por isso resolvi enumerar algumas coisas que vivi, situações que aconteceram comigo e quem sabe ajudar essa relação roteirista-desenhista para quem está começando.

Eu tenho um projeto...

Tem mesmo ou é só uma sinopse? Já recebi propostas até via MSN de pessoas com projetos. Além de não ter nada escrito, não tinha nem ideia de onde começar a divulgar. Acho importante pelo menos já ter uma sinopse, ficha de personagens e alguns capítulos prontos na hora que for abordar um desenhista. Vocês saberão onde estão pisando, o que querem um do outro e ficará mais fácil de convencer a pessoa a trabalhar contigo. Mesmo que você queira desenvolver a coisa com a ajuda de um desenhista, tenha pelo menos uma sinopse consistente e uma ideia de como será publicada (webcomic, fanzine). 

 O que essa imagem tem a ver com o tema? Nada! É que eu adoro a Yomi! XD
 
A pessoa tem um roteiro incrível, mas só te conta o básico do básico do básico.

Gente, nós aprendemos no cinema que uma boa ideia sempre será roubada. Mas isso não é verdade. Muitas vezes a sua grande ideia não é essa Brastemp toda e dificilmente o desenhista irá roubá-la e fazer fortunas vendendo para a Shueisha. Essa relação já começou mal, pois você roteirista não confia no desenhista nem pra contar sobre a história que ele irá desenhar. Como esperar que alguém trabalhe contigo em algo que ele nem sabe ao certo o que é porque você tem medo? Deixa o medo com a Regina Duarte! Para assegurar que sua ideia seja preservada, registre ou conte para pessoas próximas, amigos confiáveis que poderão num possível processo, testemunhar a seu favor.

Quem é o chefe?

Quem paga é o chefe, sempre foi e sempre será assim. Mas se você não está pagando o desenhista, você não é o chefe. Algumas pessoas confundem as coisas. Ser dono da história não significa ser dono do artista que irá desenhá-la. É uma parceria, onde cada um vai contribuir com algo. Por isso o mais importante de tudo é ter um bom diálogo, conversar bastante e colocar tudo na mesa.

 Conhece "ENT"? O desenho é lindo e quem é fã de kpop vai gostar! XD
 
O problema todo são os desenhistas que não tem comprometimento...

Comprometimento com um projeto é muito importante, de ambas as partes. Mas muita gente confunde as coisas, acha que os desenhistas são preguiçosos e não querem trabalhar, tem o ego enorme e blá blá blá. É preciso reforçar sempre a ideia que estamos falando de projetos independentes aqui, que não envolvem dinheiro. E muitos desenhistas não vivem apenas de desenho, trabalham, estudam e tem uma vida própria. Prazos para entrega de páginas são o normal, mas eles não podem ser fora da realidade ou simplesmente não ficarão prontos. Conversar com o desenhista, ver quais são seus horários e possibilidades é o ideal.

Você pode mexer no seu traço e fazer uma coisa mais “fulano de tal”?... 

Uma das coisas que mais me irritam é alguém me chamar para um projeto e pedir que eu emule o desenho de outro artista. Além de ser uma falta de consideração comigo, o que esperar de um roteirista que já te pede que copie outro artista? É natural que pequenos ajustes em seu traço, coloração e até quadrinização sejam feitos para encaixar melhor com a história, mas mudar radicalmente seu estilo para adequar-se a ideia do roteirista, para mim, é um absurdo. Se a pessoa chegou a mim, creio eu, foi pelo que já desenhei. Se o que eu faço não é o que a pessoa quer, procure outro artista, mas não acho certo o roteirista pedir mudanças radicais no que você faz. E não adianta me acusar de não ser eclética como desenhista. Se é pra desenhar um projeto independente, estar confortável e satisfeita é o mínimo. 
 Sou muito fã da Yoko Maki! Mas acho que vocês já sabiam disso...
 
Minha visão da história é essa e pronto!

Quando a gente cria uma história é natural imaginar o visual dos personagens. Mas muitas vezes alguns roteiristas exageram e extrapolam o bom senso. Já ouvi histórias de roteiristas que mandavam desenhos que eles mesmos fizeram e queriam que o desenhista fizesse EXATAMENTE aquilo. Independente de estar muito mal desenhado. XD Alguns desenhistas gostam de contribuir com o visual dos personagens e acho que o roteirista deve, pelo menos, dar uma olhada no que o desenhista pode acrescentar. A ideia é do roteirista e ela deve seguir o que ele quer, mas acho que todos ganhariam mais entrando em acordo e criando juntos os designs dos personagens. O desenhista se sentiria valorizado e por mais incrível que seja a visão artística do escritor, sempre pode ser enriquecida.

O desenhista pulou fora no meio do capítulo... e agora?

Isso é o que mais aflige os roteiristas e acaba com a imagem dos desenhistas brasileiros. No meio do projeto o artista desiste, por alguma ou nenhuma razão aparente. Sei que isso é péssimo e a única forma de evitar talvez seja manter o diálogo sempre aberto e o ego fora das negociações. Creio que a vaidade é a grande inimiga de projetos independentes e deteriora todas as relações. Brigas são comuns, mas jogar o projeto para o alto deveria ser a última coisa a se fazer. Acho que uma relação 100% sincera entre as partes, com muita comunicação, ajude a reduzir as chances de o projeto morrer na praia.

 O que vocês não sabiam era que eu também sou muito fã da Nana Haruta! XD
 
Eu tenho um projeto e.... puf.... sumiu o roteirista!!

Essa já aconteceu comigo e mais de uma vez. A pessoa entra em contato, diz que tem um projeto (muitas vezes revolucionário) e depois simplesmente desaparece. Em alguns casos nem chega a ter uma segunda conversa, já na primeira a pessoa some. Eu já me perguntei se o problema era comigo, se eu deveria ter implorado para ver a super sinopse, mas com o tempo percebi que não são só os desenhistas que somem. Roteiristas somem também. Uma vez cheguei a começar um projeto com um roteirista, que sempre parecia compreender que eu tinha que lidar com a faculdade e que não me sobrava muito tempo para desenhar, mas depois de algum tempo, fomos perdendo o contato totalmente até a pessoa literalmente sumir do meu radar. Hoje eu fiquei meio traumatizada, confesso. Se alguém chegar a mim com alguma proposta de webcomic ou fanzine, vou pensar muito antes de aceitar...

Não sei se tudo que escrevi servirá a alguém, mas sei que tem muita gente por aí com boas ideias, mas sem desenhistas com quem contar. Quadrinhos são trabalhosos de fazer e quando se faz tudo sozinho, demora mesmo. Requer paciência e muito, muito amor. Se você que está lendo o post tem uma história, acha que ela tem futuro e pode ser interessante, procure alguém. Na Deviantart, no Facebook, nos grupos de fãs e desenhistas, você pode encontrar quem queira embarcar nessa contigo. O importante é não desistir! 

 Agora é só correr atrás! Bora? XD

   

8 comentários:

Camilla disse...

Minha opinião não deve ser muito popular, mas vá lá... XD

Acho que há (autoproclamados) roteiristas demais e bons roteiristas de menos... tenho uma forte impressão de que quem vive nesse meio de mangá, comics, etc., quer participar de alguma maneira que seja, e como nem todo mundo sabe desenhar, acha que sabe escrever. Mas assim como desenhar (bem) não é fácil, escrever bem tb não é, e não basta apenas "uma ideia" pra querer que um desenhista ("sem ideias") faça todas as suas vontades. Como se um fosse o cérebro e o outro fosse o braço. Mas nem sempre o cérebro é tão esperto. Já vi "roteiristas" amadores com basicamente uma cópia de DBZ debaixo do braço e cheios de exigências procurando desenhistas. Assim como o roteirista tem o direito de procurar um desenhista competente, tb o desenhista deveria ter o direito de exigir competência do outro lado. Depois acusam os desenhistas de serem prima-donas egocêntricas (e não vou discutir que existem milhares assim), quando na verdade o problema tem duas faces.

Por essas e outras que prefiro criar minha própria história, devagar e sempre. xD

Ah, respondi sua pesquisa. \o\

Tabby Kink disse...

Oi Camilla!

Sua opinião pode não ser popular, mas eu concordo com ela! XD Já fui abordada várias vezes por roteiristas cheios de ideias revolucionárias, mas com uma cópia de histórias da Jump pra oferecer. Acho que saber escrever bem é uma arte muito mais complexa do que as pessoas pensam. E vai você criticar? Quando não te ofendem, somem e nem olham mais na sua cara! XD Eu já tive minha cota de aborrecimentos com pessoas assim e como você, prefiro ficar com minhas histórias mesmo.

Obrigada por responder a pesquisa!

marcos inoue disse...

Oi Tabby!
Acho que um projeto independente tem que começar no mínimo oferecendo uma perspectiva real de publicação ou divulgação por parte daquele que coordena o projeto.
Do tipo "olha, tenho aqui um contrato fechado com a editora" ou pelo menos "quer conversar junto comigo com a minha editora? Pra você saber em que terreno está pisando?". E mesmo assim, aquele que está coordenando deveria tentar adiantar um mínimo de dinheiro para que o desenhista (ou roteirista) não entre completamente no risco.
Se o parceiro do projeto vai entrar totalmente no risco, deveria haver um contrato. Algo como "ok, então quais são as %s a que tenho direito nas vendas? Vamos acordar um contrato?". Se o coordenador do projeto não quiser se comprometer, você já tem um indício da seriedade dele.

Tabby Kink disse...

Oi Marcos!

Seria mesmo ótimo se os roteiristas que as vezes nos abordam pensassem assim. Mas pelo menos alguns que cruzaram meu caminho estão longe de ser comprometidos e responsáveis como você tão bem colocou. Eles achavam que era um favor desenhar uma ideia tão incrível como a deles... XP

Rafi disse...

Eu tenho dificuldades para escrever roteiros. Sempre tive, aliás. Por isso me propus a desenhar ideias dos outros desde o começo. Sem dúvida não é fácil desenvolver uma relação bacana com o roteirista logo de cara; tem que haver muito respeito e ambos devem saber a hora de ouvir e ceder. Adorei seu texto! ; )

Ághata disse...

Tô tão surpresa! Não sabia que pessoas saiam assim, do nado, procurando pessoas para desenharem as histórias delas! Que coisa!!

Tabby, sabe dar dicas sobre um bom roteiro? Mais com relação a forma? Sempre pensei que fosse quase como uma peça de teatro, mas tanta gente faz de outras formas - pelo que vi por aí.

Beijos!

The Fool disse...

Caracas Tabby,esse tipo de relato é sempre útil.
Mesmo que as coisas tenham dado errado.
Posso colocar esse texto numa lista que eu tenho no meu blog?
Abraços!

Tabby Kink disse...

Pode colocar sim The Fool! :)