domingo, 15 de abril de 2012

É plágio, tio?


Oi pessoal! 

Nossa, Tabby-chan ficou meio abandonado, né? Tadinho! É que o outro blog, o Bolly Tabby anda pedindo muita atenção! Muitos gifs pra fazer, montagens, textos, tudo pra tornar o especial SRKAJOL bacana. Mas além disso tudo, estou de volta à prancheta, desenhando um novo mangá. Ainda preciso me organizar melhor, muita coisa pra fazer, pra conciliar, mas em breve vocês poderão ler o primeiro capítulo, que está com mais de 40 páginas! Alôka! Mas foi por causa desse mangá que tive a ideia deste post. Afinal, o que é plágio? Será que o simples uso de uma foto é plágio? E a pose de um personagem de mangá? Não posso usar?

Lembra que eu contei que comprei um livro de como desenhar shoujo mangá? Lançado pela Tokyopop, mas escrito pelo pessoal da Hakusensha? Neste livro eles abordam o assunto e são claros em dizer que desenhar a partir de uma foto que não foi tirada por você é plágio. Por exemplo: você quer desenhar um personagem numa pose bacana de uma revista de moda. Se o fizer literalmente, é plágio. Pode ser uma simples foto para você, mas houve muito trabalho por trás dela. Então o certo é você mesmo tirar as fotos. Visitar ruas, cidades, fazer poses, tirar as fotos que quiser como quiser e ninguém poderá falar nada. Beleza, né? E se você precisar desenhar um castelo gótico? Senta e chora, né? Porque aqui na minha cidade não tem nem castelinho de plástico no parquinho, que dirá um castelo gótico...

 Veja se na roça em que moro terá algo assim pra fotografar? E agora, José?

Foi aí que a porca torceu o rabo, pois pra esse mangá eu precisava de uma construção bem vistosa, não podia ser nada menos que um palácio. Como não podia tirar as fotos, recorri ao profeta (Google) e achei a construção perfeita. Havia várias fotos da mesma pessoa, em um blog. Escrevi a ela pedindo autorização de usar as fotos num desenho e depois de algum tempo, recebi a resposta: OK! Agora não corro o risco de ser processada (meu mangá é um trabalho independente, acho difícil isso acontecer, mas o seguro morreu gagá) ou de ser achincalhada pelos leitores. Sim, isso acontece e muito!

 Nada a ver com o post, mas esse Ruffy desenhado pelo Inoue ficou gatcheenho, né?

Alguns casos ficaram famosos, como o do Takehiko Inoue que usou fotos de jogadores da NBA em seu mangá Slam Dunk e da Kayono, que no início da carreira plagiou um mangá yaoi da Kazusa Takashima. Em ambos os casos seria classificado como plágio sim, pois não se pode usar uma foto no carão, muito menos poses de outros desenhos. No caso da Kayono rolou o maior bafão! Até hoje muitos fãs da Takashima não a suportam e reclamam que ela prejudicou um ótimo mangá. Para mim está claro o plágio, mas sinceramente não acredito que ela fez na maldade. Talento pra desenhar ela tem de sobra (Mel Deus, eu quase choro quando abro algum dos seus mangás, que por acaso tenho todos), creio que foi mesmo ingenuidade da parte dela. Mas eu sou suspeita, já que sou fã da Kayono e não curto muito a Takashima e nem yaoi (sorry, girls).

 Deu mole, hein, Kayono?

No caso do Inoue, a coisa não é tão simples. Quando a gente estuda arte aprende que se tiver um modelo, a chance do desenho sair cagado é bem menor. E alguém pode me explicar como desenhar alguém fazendo bandeja, enterrando, fazendo passe sem ver uma única foto? É complicado! Acho que o ideal é fazer aquele esquema da Turma da Mônica: mascarar. Lembra que quando aparecia alguém conhecido na historinha do Cebolinha eles mudavam o nome pra não se enrolar com a justiça? Ao invés de Tony Ramos, Tony Vamos. Você sabia quem era, mas ao mesmo tempo não era o Tony Ramos, entendeu? Uma boa de uma malandragem! Se seu personagem joga futebol, pega lá a foto do Neymar, muda um pouco a pose, para que não fique tão óbvio de onde você tirou aquilo! E corre pro abraço! XD

 Mas depois ela se redimiu nos reduzindo a meros aprendizes insignificantes...

“Ah, Tabby-chan! Que exagero! Deixa eu fazer meu fanzine em paz, copiando as poses do Naruto! Vai se f....”. Fique a vontade pra copiar o que quiser, mas saiba que sempre terá alguém que vai perceber. E hoje, com Facebook, Twitter e o cacete, logo todo mundo vai saber. Logo farão aquelas montagens do seu material com o do Naruto do lado. Que nem fizeram lá com o filho do feioso do Kiss (mas no caso dele também, francamente, pede pra sair)! Mas a verdade é que ser plagiado é um merda. Eu passei por isso e não foi nada legal. Imagina você lutar por um bom tempo fazendo fanzines, ralando, esperando uma chance e vem alguém que faz um plágio cretino de personagens seus (copiando o visual inteiro!) e até do nome da sua história? E ainda coloca outra pessoa pra desenhar e acaba sendo publicado? Dá muita raiva, muita!

 É isso que você merece por ter me plagiado!
 
Então fica a dica: se precisar de cenários, procure tirar as fotos você mesmo. Se não puder, tente o fotógrafo da foto que você quer usar. Caso queira algo ainda mais seguro e sofisticado, no Japão são vendidos inúmeros livros só com fotos para usar em mangás. Sobre os mais variados temas, como escolas, hospitais, cidades, castelos, poses de luta, garotas etc. Nesse caso, você pode usar a vontade, o livro é pra isso mesmo. E cartão postal? De uma foto batida, como a do Taj Mahal? Ou do Cristo Redentor? Cartão postal pode usar também, afinal você o comprou, comprou a foto em questão. E dependendo do lugar e da foto, quem disse que não foi você mesmo que foi lá e fotografou? 

Um pouco de malandragem e muito respeito com o trabalho alheio. Com isso em mente, não se preocupe mais com essa história de plágio....  

Ainda na dúvida? Perguntaí! Se eu não souber, pergunto ao Velho Ooma! XD

  

   

5 comentários:

Mari disse...

Tabby-chan assista a série Everything is a Remix até o final, la tem a resppsta a essa pergunta de uma forma legal.

Tabby Kink disse...

Valeu Mari! Vou ver sim, obrigada! :D

Tanko disse...

A Kayono já era muito boa na época do plágio.

Como digo sempre, não a diminuo por ter copiado, eu já vi "como desenhar mangá" japonês que praticamente incentivava o plágio, como sendo referência.

O que me doeu mesmo foi ela ter usado a influência da mãe e ter se safado dessas, enquanto, dizem as lendas, a Takashima foi meio diminuída apenas por desenhar yaoi. (mesmo sendo ela a plagiada)

Enfim, é uma dor de cotovelo que eu tenho... que é menos pelo plágio e mais pelos resultados de todo o processo. Como fã, eu fui lesada e perdi um dos meus mangás favoritos. A Kayono pode ser excelente, mas vou continuar com raiva dela. (não é por isso que vou mentir dizendo que ela é ruim)

Tabby Kink disse...

Eu também acho o fim da picada usar o pai ou a mãe pra se safar de alguma coisa. Uma pena que ela tenha feito isso. Os fãs da Takashima tem motivos pra ficarem chateados sim e eu, mesmo não sendo fã, a respeito e condeno a atitude da Kayono. E um dia, espero desenhar como essa safada! Mas sem plágio... XD

Lala disse...

Vale apelar pro google earth?! XD