segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ai que raiva que me dá...


Este post era pra ter saído há alguns dias, mas não tive como colocar no ar antes. Mas como a coisa continuou martelando na minha cabeça, tive que escrever algo, nem que seja pequenininho. Na edição do jornal Extra do dia 8 de Setembro de 2011, na coluna Retratos da Vida, veio uma nota sobre a entrevista do ator Wagner Moura à revista GQ. Assim estava escrito:

"Não gosto de tirar fotos com outras pessoas, porque me sinto um suvenir", diz Wagner Moura sobre a fama de antipático que carrega. "Eu não faço o jogo das celebridades e arco com as consequências disso. Sou tachado de inacessível por várias publicações", completa o ator, em entrevista à "GQ".

Queridos, só em meus ouvidos essa declaração entrou quicando? Será que é mesmo um grande sacrifício um ator famoso posar para algumas fotos com seus fãs? Que por acaso são as mesmas pessoas que compram ingressos do seu filme, sua peça e dão audiência à sua novela? É claro que os fãs mala e sem noção existem, e eles são muitos! Mas não são todos. Mesmo assim, não é parte do trabalho dos artistas famosos dar atenção aos seus fãs?

Todas as profissões têm coisas boas e ruins. Mesmo quando você ama o que faz, sempre terá algum aspecto de seu ofício que será chata pra você. Isso acontece com TODOS! E até onde eu saiba, os atores, mesmo os de talento, são gente como a gente. Ou não? Eu por exemplo, amo fazer quadrinhos! Adoro desenhar, reticular e criar as histórias, mas DETESTO arte-finalizar. É algo que não gosto, nunca gostei, mas é uma parte do processo e é inevitável. Para ter as páginas lindas e prontas para leitura não posso pular a arte-final. Se pudesse não fazer, não faria, mas como diria o Kébler Bam-Bam: faz parte! Ser um ator famoso também tem seu lado bom e seu lado ruim. Se não consegue lidar com a parte ruim (leia-se lidar com os fãs, porque manter a privacidade depende muito mais do artista do que da imprensa, ou você não acha estranho não saber quase nada da vida de alguns deles, como o Matt Damon e saber até quantas vezes a Lindsey Lohan vomitou ontem?), vá fazer teatro experimental que ninguém nunca vai te reconhecer e pedir pra tirar fotos contigo. Mas a grana e a babação de ovo também será menor e isso você não quer, né meu bem?

Uma vez li uma declaração do Jun Matsumoto, um dos membros da banda Arashi, na qual ele contava que no início da carreira ficava impressionado e incomodado quando uma fã se acabava em lágrimas na sua frente. No entanto ele percebeu que para ele, aquela era mais uma das milhares de fãs que ele encontraria na vida, mas para ela era um momento único, especial pra vida toda. Não estou aqui pedindo que o Sr. Moura tenha esse tipo de postura madura e sensível, mas que pense que a foto com um fã é uma recordação, de um momento especial que provavelmente nunca mais se repetirá. Sem fazer comparações (mas já fazendo), tem um ator entre os mais talentosos e reconhecidos do mundo, que não faz o “jogo das celebridades”, que fez filmes elogiados pela crítica e outros que são do gosto do povão (em outras palavras, tem uma carreira de dar inveja) e ainda arruma tempo pra ser eleito o mais simpático e solícito aos fãs. Seu nome: Johnny Depp. Mas por que o Johnny, que até onde eu saiba é bem mais famoso que o Sr. Moura não se sente um suvenir? É a personalidade dele, Tabby-chan, cada um tem a sua! E ser profissional? Também depende da personalidade? Assim como o Johnny, tem outros artistas com casos conhecidos de atitudes simpáticas e amistosas, como a Lady Gaga, Hugh Jackman, Robert Downey Jr... são uns desconhecidos e pouco talentosos, não estão à altura do Capitão Nascimento, né? Uia! Baixou o Ricky Gervais....

Uma das piores partes da vida de atores famosos é sentar numa cadeira, durante a divulgação de um filme e receber dezenas de jornalistas, um depois do outro, cada qual com 3 minutos pra fazer as mesmas perguntas. Imagina o desespero que isso dá! Agora que o Sr. Moura está fazendo filme estrangeiro, é provável que ele passe por isso. Você, leitor amigo, me responda: você acha que ele será antipático com a imprensa americana, francesa ou alemã? Você acha que ele vai se recusar em tirar foto com os fãs (que souberem quem ele é) na première inglesa? Ou você acha que ele vai se comportar bem bonitinho e bem fofinho porque gringo não tolera frescuragem de ator terceiro-mundista e lá fora tem uma fila de latino-americano talentoso pra pegar a vaga (alô? Ricardo Darín?)?

Fala sério...

15 comentários:

Blogueiro ingrato! disse...

Karaleo!!!! Gente, ri muito com esse desabafo! UAUAUUAuUauauauUua realmente acho desnecessario essa postura, e eh obvio q ele vai fazer o fofo e carismatico com a imprensa e fas gringos. Por isso q digo, qto mais de baixo vem mais escroto fica!

Rodjimi disse...

só falta ele dizer q a revista tirou do contexto uma resposta sua, como o caso do rabo da sandy...

Ju Loyola disse...

Falta de caratér dele. Acho q ele cansou de sorrir quase todos os dias para fãs...
Mas Cinema e TV, ainda continua sorrindo com caimbras... heheh

Tabby Kink disse...

É verdade, L! No início de carreira ele era um repórter de um programinha que quinta na Bahia, no estilo TV Fama e agora se faz de gostoso (coisa que ele nem é).

Eeeh! Rodjimi! *__* Bem vindo! O Sr. Moura tá cagando pra geral! Mas isso é bem coisa de brasileiro deslumbrado, que anda a vida toda de ônibus, compra um chevete de segunda mão e já acha que caga sabonete e peida perfume.

Também acho falta de caráter, Ju. Tratar mal os fãs é a pior coisa que um artista pode fazer. Mas a vida ensina, ah ensina sim!

lina inverse disse...

Affff que cretino! Nem tinha visto essa entrevista. Cara muito nojento, o fã que pede a foto é pq curte o artista e tem carinho por ele. Ele tem que procurar um psicólogo pra parar de se achar um suvenir. Babaca.
Se um dia eu ver ele na rua não vou nem olhar na cara uhauahuahauahuahauhauahua

E o Johnny Depp é gente boa? Eu sempre pensei que fosse. Gracinha! ^^

F.U.L.Ô. disse...

Já pararam pra pensar que ele pensa justamente isso por ter feito um programa que tratava de celebridades pra sobreviver, porque ator não dava?

Onde estavam essas fãs né?! enquanto ele tava ralando...

Eita, eram tão fãs do Wagner que faltou dizer Baiano de quinta devia agradecer as fãs que tem só por ter saído da Bahia.

Desculpe, mas nojentas são vocês

F.U.L.Ô. disse...

"Dizem agora que você é burguês!
Mas quando era faculdade, trampo, hora extra!
Quem que notava vocÊ?"

Escutem um pouco mais de Emicida, pra abrir essas suas mentes pequenas que acham que um ator tem que servir vocês, como os J-pop coreanos!

lina inverse disse...

Tô achando que a Ludmila deve ser parente do Wagner Moura! uahuahauahuahauahuahauahua XD

Revolta não, vai. Toma um suco de maracujá com açucar e relaxa!

Tabby Kink disse...

Ô Ludmila, fica revoltada não, gata! Assim como o Sr. Moura (olha como eu tenho respeito por ele) tem direito de cagar em cima da cabeça dos fãs, eu tenho o meu de achar isso uma imbecilidade sem tamanho. Na minha humilde concepção, fama deve vir junto como o reconhecimento e portanto é pouco comum algum artista desconhecido, em início de carreira ter muito fãs, concorda? Só se eles forem parentes ou stalkers! XD
Eu não chamei o Sr. Moura de "baiano de quinta", chamei? Acho que essa você mesma inventou. Ele é talentoso e isso nunca foi colocado em questão no texto.
Ninguém tem que me servir, só me respeitar e ser gentil. É pedir muito? No meu mundo e no do Profeta Gentileza, não. E no seu?

Obrigada, mas eu não quero ouvir Emicida! O "J-pop coreano" não me deixa revoltada, mas feliz. Isso é o que me importa! :)

Tabby Kink disse...

Puxa Lina! Meu blog já está recebendo pessoas revoltadas! Isso é sinal de sucesso no universo dos blogs! Oba! Em breve teremos trolls sendo barrados por aqui! Não é o máximo?

O Johnny Depp é um fofo! Lembra da história que ele foi de Jack Sparow numa escola enquanto filmava o piratas 4? Mas não é preciso ir longe pra achar atores simpáticos não, aqui no Brasil mesmo tem muitos. Dizem que o Tony Ramos é super gentil.

Fran Briggs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fran Briggs disse...

Hm... acho que eu entendi a declaração dele por outro contexto. Não é como se ele tratasse mal quem pede foto, ele simplesmente não gosta de fazer isso, mas faz de boa.

Não que concorde que atores (que já se expõem) precisam ficar de 'não me rele' sendo que faz parte da profissão a exposição... mas por exemplo, o meu esposo não é famoso da TV nem nada, mas no nicho do que ele faz está se tornando constante pessoas o reconhecerem e pedirem pra tirar foto e querer bater papo e isso é complicado as vezes, pq ele precisa dar pras pessoas o que elas pedem, pois é um retorno do trabalho e se não o fizer, soa antipático. Mas tem vezes que estamos no meio de uma conversa, almoçando, numa feira de exposição, com tempo contato e mesmo assim ele precisa parar pra dar atenção, sabe?

Tem que se abrir mão de parte de sua vida pessoal pra atender essa demanda de fãs... Imagina um cara como o Wagner Moura, ou esses outros tios da TV!

Não concordo com a frescura, mas penso por outro lado também. Oo'

PS*: Deletei o outro pq tava com erros de digitação. :3

Tabby Kink disse...

Oi Fran! Eu concordo que fãs malas existem e aos montes, (eu acho que escrevi isso no texto)acabam perturbando os artistas, mas o caso aqui é a pessoa fazer questão de ser antipática. Acho que pedir licença e sair numa boa não vai fazer a língua cair. Acredito que o Guilherme é super-educado com seus fãs e mesmo quando é cansativo, é melhor do que não ter seu trabalho e talento reconhecido e festejado. Ele merece ter fãs, é ótimo no que faz! Não é de hoje que o Sr. Moura demonstra essa simpatia. Problema dele ser azedo, mas acho que os fãs merecem só um pouquinho mais de respeito. Afinal, a gente que compra o ingresso do filme dele, né? Custa fazer uma forcinha?

Rafi disse...

Ninguém quer passar batido no que faz. Todo mundo deseja reconhecimento, isso é fato. Quando o trabalho do sujeito faz dele uma figura pública, não adianta chorar, escolhesse outra profissão mais discreta. Isso é tão óbvio pra mim que custo a acreditar nessa besteira toda. E olha que eu não estou dizendo que ser desrespeitoso pode, viu? Falta de educação, aliás, não é sina apenas de famoso. Todo mundo está fadado a encontrar um mala sem noção no seu dia a dia. A gente pode não ter que tirar foto, mas garanto que jogo de cintura e sapos pra engolir nunca faltam. Só que celebridade merece tratamento vip, né?

Sem dúvida existem atores e atrizes que preferem uma vida mais discreta, o que é ótimo. Mas são as pessoas comuns, o povão "ignorante" que paga as viagens para o exterior, o corolla zerinho, o apê na zona sul. Alô publicitários do meu Brasil, cuidado! O Wagner Moura é um ótimo ator e acredito que muita gente passou a idolatrá-lo depois do Capitão Nascimento. Acho uma pena ele não pensar nisso antes de bancar o idiota...

Tabby Kink disse...

Tá vendo, eu queria ter expressado isso, com essa elegância, mas não consigo. Vou logo na ignorância e zoação! Haha! XD
Falou tudo, menina!